segunda-feira, 24 de março de 2014

TUTORIAL: Aplicações da Barra Lateral do Blogue

Olá Amores,

     Hoje trago-vos um tutorial que explica as diferentes aplicações que podemos utilizar no blogue, mais propriamente, na barra lateral.
     Este post é dirigidos aos actuais e futuros bloguers que queiram modificar/melhorar o seu blog.

     Eu vou explicar, uma a uma, as aplicações que tenho no meu blogue. Realço que existem inúmeras aplicações, porém, eu falarei das que eu conheço.

     Destaco a ajuda enorme que a Joana, autora do blogue Um Pedaço de Céu, me deu acerca dos códigos para o Facebook e o Youtube. Foi ela que me ensinou esses passos ! Sigam o blogue e canal porque são uns dos meus favoritos.
Um Beijinho para ti Joana! ;)

Aplicações da Barra Lateral do Blogue

Onde se encontra a opção de alterar/acrescentar miniaplicações?

Se não conseguires ver bem as imagens clica nelas para aumentar a imagem ! 

     Na página inicial/principal clica em Design (canto superior direito).

Vais encontrar algo semelhante a esta imagem. Clica em esquema.

No meu blogue está assim, contudo, certamente, o vosso estará diferente.
Cada "rectângulo" é uma aplicação e está posicionado como aparece no blogue.

Concentra-te apenas na Barra Lateral...
Esta é a minha Barra Lateral onde tem a minha foto e algumas informações (Autora), a ferramenta utilizada para me seguirem, a aplicação de pôr gosto no Facebook e subscrever no Youtube, o numero de visualizações e o arquivo do blogue.

Para obtermos uma aplicação clicamos em "Adicionar uma miniaplicação".

De seguida iremos ver a divisão das mesmas em Básico, Mais miniaplicações e Adicione o seu próprio. É importante destacar este tópico na hora de procurar uma aplicação em específico.

Comecemos pela "Autora" ...
Adicionar uma miniaplicação > Básico > Imagem

Aparacerá algo semelhante a esta imagem:
No título podem colocar "Autora", a "Bloguer", "Quem sou...". Isso ficará a vosso critério.
Na parte da legenda eu coloquei as informações que queria que saltassem logo à vista.
Carregam a imagem que querem e seleccionem a opção "Ajustar Texto".
E é só guardar !

Agora a ferramenta dos "Seguidores"...
Adicionar uma miniaplicação > Mais miniaplicações > Seguidores

Este passo é fácil, não acham?

Agora o "Facebook" e "Youtube"...
Adicionar uma miniaplicação > Básico > HTML/JavaScript


Clicam nesta aplicação e aparecerá isto:
Mais uma vez no título escrevam o que quiserem. Eu apenas escrevi Facebook e Youtube respectivamente. 
Copiem os códigos que deixo aqui abaixo e colem na área Contéudo. Por fim é só gravar. Verifiquem se no blogue está a aparecer como querem, caso não esteja, voltem à aplicação, editem, porque algo está mal.

Nos códigos onde disser LINK DO FACEBOOK coloquem o link do Facebook que querem que apareça, assim como, NOME DO CANAL YOUTUBE, para a do Youtube.

Código da aplicação Facebook 


<div id="fb-root"></div>
<script>(function(d, s, id) {
  var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
  if (d.getElementById(id)) return;
  js = d.createElement(s); js.id = id;
  js.src = "//connect.facebook.net/pt_PT/all.js#xfbml=1";
  fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>

<div class="fb-like-box" data-href="LINK DO FACEBOOK" data-width="250" data-show-faces="true" data-header="false" data-stream="false" data-show-border="true"></div>

Código da aplicação Youtube

<iframe frameborder="0" id="fr" scrolling="no" src="http://www.youtube.com/subscribe_widget?p=NOME DO CANAL YOUTUBE" style="border: 0px; height: 104px; background:#FFF; overflow-x: hidden; overflow-y: hidden; width: 250px;"></iframe>

Para cada código é necessária uma nova aplicação e o procedimento é exatamente igual o que difere são os códigos.

Garanto-te que este é o passo mais difícil, os restantes são fáceis :) 

Para as "Visualizações":
Adicionar uma miniaplicação > Básico > Estatísticas do Blogue

Por fim, o "Arquivo" é igual às Visualizações !
Adicionar uma miniaplicação > Básico > Arquivo do Blogue


     Eu coloquei as aplicações por esta ordem mas isso é uma escolha vossa.
     O objetivo deste post é ajudar os blogers a ter um blogue como gostarim assim como me ajudaram a mim a obter o meu. Espero que seja muito útil.

Alguma dúvida ou dificuldade deixem comentário e se eu puder ajudo-vos !
Um Beijinho da Ana Isabel :)*


Sem comentários:

Enviar um comentário